top of page

06 Testes Básicos no Ar Condicionado.

São testes que, geralmente, são aplicados por profissionais antes de prosseguir para uma análise mecânica com ferramentas de medição. Com essas práticas, o proprietário aumenta seu conhecimeto na operação do ar-condiconado e contribui para agilidade em solucionar seu problema.

01 - Trocar as pilhas do controle remoto

Embora a maioria dos equipamentos venham com pilhas, estas podem estar descarregadas. Para garantir é melhor comprar uma marca conhecida, devido a qualidade duvidosa das enviadas com o equipamento. Cuidados com as pilhas evita que as mesmas “vazem” e danifiquem o controle remoto. A capacidade de comunicação entre a máquina e o controle remoto é influenciado pela distância, as pilhas influenciam nessa questão (como as TVs).

02 - Certificar-se que foi emitido o som de “bip”.

Quando acionado ou regulado, com o controle remoto, o som de “bip” no ar condicionado confirma que o comando foi enviado e a princípio o controle está funcionando. Cada modelo e marca de ar condicionado tem algumas variações de comando, sendo normal errar a função ou confundir as teclas.


03 - A função escolhida esta adequada

Quando acionado ou regulado o equipamento, observar se a função e temperatura escolhida está adequada para a necessidade ou se não foi acionado função de “timer” acidentalmente. Como exemplo, ligar para aquecer ou na função automático, no lugar de esfriar, pode fazer com que o ar condicionado não execute nenhuma função, devido a característica deste comando de não ventilar constantemente. Para desprogramar alguma função do ar condicionado, proceder desligando a energia.


04 - Reiniciar o sistema

Assim como nos computadores, o sistema eletrônico dos equipamentos de ar condicionado tem processador e memória, a parte mecânica tem dispositivos que “desligam” alguma função temporariamente.

- Retirar energia (desligar o disjuntor ou plug da tomada)

- Testar com o controle remoto, para descarregar energia armazenada no sistema eletrônico.

- Ligar novamente para testar.

Isso ocorre por diversos motivos e não necessariamente sua máquina está com defeito permanente, o exemplo mais simples é uma variação passageira na alimentação elétrica.


05 - Apagar a luz do ambiente

Alguns tipos de lâmpadas influenciam na leitura entre o ar condicionado e controle remoto, mesmo os que já estão instalados na mesma condição a muito tempo. Apague as luzes do ambiente e proceda como na dica 04.

Caso venha ser este o problema, é mais fácil, rápido e barato a opção de trocar uma lâmpada do que uma placa eletrônica ou sensor do ar condicionado.

Lembrando que este não é um defeito e sim uma interferência, isso ocorre devido ao comprimento de onda emitido pela luz.



06 - Verificar os filtros da máquina

A limpeza dos filtros do ar condicionado vem descrito no manual como prática para o usuário, geralmente mensal.

Deixar de limpar implica em redução da quantidade de vento que a evaporadora produz, causando diminuição na eficiência, vibração, congelamento entre outros problemas.

Se após a limpeza dos filtros, foi regularizada a situação, é um sinal que o equipamento está necessitando de uma limpeza geral, que deve ser executado por um profissional em um intervalo de 12 a 18 meses, de acordo com o uso.

Conclusão

Você executou todos os testes e o problema persiste, é hora de executar outros testes que cabem somente ao profissional qualificado para encontrar o defeito e a causa. Quando o equipamento, foi comprado seguindo as normas do fabricante quanto a tamanho e carga térmica para o ambiente, foi instalado adequadamente, com os procedimentos técnicos sendo realizado pelo profissional capacitado, um equipamento de ar condicionado deve ter uma durabilidade superior a 10 anos.

Self-Ar Climatização de Ambientes - Manutenção Projeto Consultoria

Trabalhamos com todas as marcas e modelos de ar condicionado!!

www.selfar.com.br - selfar@selfar.com.br

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page