top of page

A importância da limpeza do ar condicionado para a saúde


No verão, a utilização dos condicionadores de ar aumenta muito. Por isso, é importante priorizar ações de manutenção preventiva, pois estes aparelhos estão intimamente ligados à possibilidade de contaminações das pessoas. Resfriados, alergias ou doenças respiratórias, em muitos casos, podem ser provocados pela inadequada utilização destes, que como todo e qualquer equipamento, requer cuidados detalhados sobre a manutenção.

A limpeza dos filtros e dutos, que são as partes que tendem a se desgastarem, previne a proliferação de microrganismos nocivos, aumenta a vida útil do aparelho e garante uma qualidade excelente do ar que todos vão respirar. Caso a manutenção não seja feita, acarreta uma significativa redução da efici- ência do produto, inclusive com aumento do consumo de energia.

Evidente que não são somente os dutos e filtros do sistema de climatiza- ção que devem ser limpos, mas também as bocas de insuflação e retorno, além, é claro, dos carpetes, forrações, divisórias, estofados e demais dependências do ambiente. Desta forma, obtém-se melhor qualidade de vida para os colaboradores.

Os primeiros alertas da existência de algo errado no ar são sintomas como: resfriados constantes, dores de cabeça, crises alérgicas, cansaço, falta de ar, sonolência, pele ressecada ou irritação nos olhos, nariz e garganta. A medição destes sintomas, normalmente quando detectado em mais de 20% dos ocupantes, origina um quadro conhecido como “síndrome dos edifícios doentes”, lembrando que são as pessoas que ficam doentes e não os edifícios.

Pela crescente utilização dos sistemas de ar condicionado no País, em função das condições climáticas, foram estabelecidas exigências legais através de portarias e resoluções do Ministério da Saúde, abrangendo manutenções preventivas mensais e monitoração geral dos ambientes, através de análises a cada seis meses. Os colaboradores devem verificar se a empresa onde trabalham seguem essas normas.

Os filtros devem ser limpos a cada 30 dias, pois quando estão sujos, impedem a circulação livre do ar, for- çando o produto. Se o aparelho ficar em ambientes muito poluídos, a limpeza deve ser feita semanalmente.

Também deve ser evitado o fumo nos ambientes climatizados, para não prejudicar a saúde dos usuá- rios, já que as portas e janelas ficam fechadas quando os equipamentos estão em uso.

Ao realizar a limpeza do filtro, não se esqueça de desligar o condicionador. Limpe-o com aspirador ou com água morna e sabão, deixando-o secar completamente antes de recolocá- lo. Não esfregue, nem torça.

Infelizmente em muitos casos, só nos damos conta da necessidade de limpar os filtros quando não está havendo mais a refrigeração do ambiente, quando o termostato funciona de maneira variável ou quando ocorre a emissão de odores de poeira.

Nos sistemas de ar condicionado central, a peça de maior importância é o evaporador e está localizado bem acima do aquecimento. Muitas vezes o evaporador não está acessí- vel. Cuidado para limpar estas áreas, pois são sobrecarregadas de energia elétrica. Sempre faça este trabalho com segurança e conhecimento. Limpe toda a parte inferior da unidade com uma escova dura. Se não conseguir alcançar toda a parte traseira, deslize o evaporador um pouco para fora. O evaporador pode ser retirado mesmo que tenha tubos rí- gidos conectados a ele. Tome cuidado para não dobrar os tubos.

Limpe também a bandeja abaixo do evaporador. Essa bandeja libera a condensação. Despeje uma colher (de sopa) de alvejante doméstico dentro do orifício, para prevenir o crescimento de fungos. Quando o tempo estiver muito úmido, verifique o tubo de drenagem e o recipiente da condensação, em dias alternados. Se houver muita umidade no recipiente, o orifício da linha de drenagem pode estar entupido. Desobstrua o orifício com um pedaço de arame.

Coloque a parte de trás de volta, reinstale a placa e envolva com uma fita isolante, religue o ar-condicionado, e verifique se há vazamentos. Vede os vazamentos com uma fita para dutos.

Veja como limpar o condensador:

1) Retire tudo que possa obstruir a passagem de ar (como folhas, por exemplo).

2) Limpe o condensador com um limpador de serpentina, disponível em lojas de suprimentos para refrigeradores (eles contêm instruções para uso).

Lave a serpentina (não use mangueira) e deixe secar.

3) Limpe as aletas com uma escova macia para remover a sujeira acumulada. Talvez seja necessário remover a grade protetora para alcançá-la. Não as limpe com uma mangueira de jardim, pois a água poderá transformar a sujeira em lama, acumulandoas. Limpe as aletas com muito cuidado: elas são compostas por uma fina camada de alumínio e podem se danificadas com facilidade. Se elas estiverem tortas, endireite-as com um pente específico (à venda na maioria das lojas especializadas). Esse pente é projetado para deslizar nos espa- ços entre as aletas. Use-o com cuidado para evitar danos.

4) Verifique o suporte de concreto no qual o condensador está localizado, para ter certeza de que está nivelado. Nivele a parte da frente com a parte de trás, e os lados com a parte superior da unidade. Se a base for estabelecida, levante-a com uma alavanca de resistência e force o cascalho ou as pedras debaixo do concreto para nivelá-la.

Lembre-se que a segurança está sempre em primeiro lugar! Se não souber realizar estas tarefas, chame uma empresa especializada, pois assim você poderá prevenir acidentes graves, além de preservar seu aparelho e instala- ções elétricas.

Por Osmar Viviani, consultor de limpeza da Consulimp, fonte:http://www.revistahigiplus.com.br/

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page